- Área: 150 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Katja Effting, Merijn Koelink
-
Fabricantes: McNeel, Wood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tij (explicação do nome: esta é uma palavra utilizada como piada holandesa. "TIJ" significa "maré" que se refere às marés que voltam em Haringvliet, mas quando pronunciada rapidamente significa "o ovo") é o maior e mais surpreendente de uma série de objetos projetados para celebrar a abertura das eclusas de Haringvliet em novembro de 2018.
As comportas foram abertas para melhorar a qualidade da água e a biodiversidade, além de estimular a migração de peixes do Mar do Norte para o sistema delta dos rios de Maas e Rhine, na Holanda. Isso criará um ambiente natural novo, resistente ao sal. A biodiversidade nas reservas naturais ao redor aumentará, e um ecossistema mais robusto e saudável se desenvolverá nos próximos anos.
Para permitir que as pessoas possam experimentar e explorar essas mudanças, uma série de observatórios de aves foi projetada na região de Haringvliet. Tij é um esconderijo de aves em forma de ovo situado em Scheelhoek, uma reserva natural perto da eclusa de Haringvliet, próximo a Stellendam, na Holanda. A reserva é constituída por grandes canaviais no interior das defesas costeiras e algumas ilhas planas de areia no exterior. Estas ilhas são locais de reprodução e alimentação para várias espécies de aves, como a andorinha-do-mar, e o ícone desta área, a andorinha-sanduíche.
O observatório Tij faz parte de um plano de paisagismo em grande escala, no qual as pessoas podem experimentar a reserva natural de Scheelhoek em uma caminhada da área de estacionamento para a Ei. Ao longo do caminho, os visitantes podem ver diversas espécies de biótopos de aves, sobretudo martins de areia, vários tipos de limícolas e, claro, andorinhas.
Para evitar que as aves sejam perturbadas, a última seção do caminho é, na verdade, um túnel feito de postes de ancoragem reutilizados e pranchas de adobe de segunda mão, que antes eram usadas na indústria de tijolos. O túnel é coberto de areia para funcionar enquanto habitat para andorinhas ou pernaltas. A parte externa do túnel fornece aberturas que servem como assentamento artificial para martins de areia. O ponto final da rota de caminhada é o esconderijo de pássaros em forma de ovo, de onde se pode ver os Chocos e todas as outras espécies que vivem dentro e ao redor da água.
O ovo em si foi modelado com base em um ovo de tartaruga marinha que se apoia sobre um ninho de areia, da mesma forma que seria feito pela andorinha. O ninho do ovo consiste em "penas" verticais feitas de castanheiras, canas e pequenas dunas de areia. O ovo em si é parametricamente projetado para alcançar uma boa relação entre forma, integridade estrutural, dimensões da madeira e tamanho das aberturas. A estrutura foi construída como um Zollinger File-to-Factory para proporcionar vãos relativamente grandes com pequenas peças de madeira.
A parte inferior do ovo, que inunda algumas vezes por ano, é feita de acoya. A parte superior, que fica seca o ano todo, é feita de pinus. A parte superior é coberta com cana local, colhida do interior das defesas marítimas. O telhado de palha paira logo acima da linha de água mais alta possível. O piso dentro do ovo é feito com uma madeira híbrida (CLT), já o piso de concreto atua como estabilizador estrutural e está onde há uma bela vista das ilhas vizinhas, as comportas de Haringvliet e a água.
Tij foi coberto com cana local e tem uma estrutura de madeira que foi completamente produzida pela File-to-Factory em 402 partes, e montada no local. Pode ser completamente desmontado. Através de sua reutilização, sua modulação, seus materiais e sua contribuição para o meio ambiente natural, é quase completamente circular e sustentável.
Refletindo sobre a natureza transitória de todas as coisas, também deve-se pensar que o Bird-EI também é temporário e será desmontado em algum momento no futuro. Nesse momento, ele poderia ser reutilizado ou reciclado sem efeitos prejudiciais à natureza ou ao homem. Dessa forma, criamos um sistema (eco) em que o homem e a natureza podem se aproximar e fazer parte do mundo um do outro.